Sobre o Egbé Àyé
FOTO: Oluwo Ifaseun Sòwúnmí em palestra durante o Festival Funfun
Alguns Orixás e Divindades Cultuadas
Orí/ Orunmilá/ Exú/ Obaluaiê/ Ogum/
Oxóssi/ Erinlé/ Ossain/ Akogun/
Egbé Orun/ Egungun / Eluku/ Orô/
Ìyámi / Oxum/ Yemojá/ Ajê/ Oyá/ Xangô/ Omolú/ Olojó
Logunedé/ Obá/ Iyewá/ Exumarê/
Kori/ Ibeji/ Iroko/ Olokum/ Olosá/ Obatalá , entre outros.
A Nossa Sociedade na Terra
O Templo possui mensalmente palestras, debates ou rituais para todos aqueles que o frequentam possam receber orientação espiritual dentro da visão Yorubana e se tornarem capazes de alcançar um grau de maturidade e aprendizado dentro dessa rica Filosofia.
A nossa missão como Instituição é integrar o ser humano a Natureza através dos Orixás e da Ancestralidade, com o intuito de contribuir para que os indivíduos tenham uma vida de progresso, realização e prosperidade.
Dignificamos o bom caráter, a ética, a moral e predicados capazes de tornar as pessoas melhores para consigo, assim como para seus ancestrais vivos, descendentes e toda a comunidade a qual pertença.
Através da nossa casa matriz em África, oferecemos o intercâmbio com Sacerdotes renomados e reconhecidos do estado de Ògún, na Nigéria, que possibilita a todos integrantes da casa uma base sólida e fidedigna ao culto dos Orixás.
Para atender a comunidade que cultua Orixá, o Templo dos Deuses Africanos Egbé Àiyé, dirigido pelo Sacerdote Bàbá Fernando Ifáseun Sówùmmí, realiza consultas com o jogo oracular através do eèrìndílógún, conhecido no Brasil como jogo de búzios .
Caso queira conhecer a nossa casa ou marcar uma consulta com Ifá (oráculo), entre em contato conosco.
Estudantes, Candomblecistas, Umbandistas e simpatizantes, todos são bem-vindos para conhecer a nossa estrutura de acordo com o nosso Calendário de atividades.
O Olòrìsà
"TODOS NÓS SOMOS IGNORANTES DAQUILO QUE NÃO CONHECEMOS"
UMA DAS FRASES PREFERIDAS DE BÀBÁ FERNANDO
Bisneto de africano, neto e filho de baiana, nascido no Rio de Janeiro, ainda Estado da Guanabara, antigo Distrito Federal.
Bàbá Fernando - Ifáseun Sòwúnmí, iniciou sua jornada espiritual na Umbanda na década de 70 como a maioria dos brasileiros. Posteriormente, no início da década de 80 a vida e seu pré destino o levaram para o Candomblé onde permaneceu por mais de 30 anos, fazendo a ponte aérea Brasília - São Paulo, onde estabeleceu sua vida profissional.
Ainda em 2006, ele é iniciado em Orunmilá/ Ifá, pelo mesmo Babalawo que seu sacerdote no Ile Asé Bara Lejí em Brasília.
Após o falecimento do seu Bàbálòrìsà ,
Tito de Omolú/Exú, por determinação dos Orixás, ele assume como sucessor o sacerdócio da casa, e novamente é recebido com muito carinho por Mãe Stella de Oxóssi, do Ilê Axé Opo Afonjá - BA, que passa a ser não apenas a sua Avó de sacerdócio, mas sim sua Sacerdotisa e Orientadora no Candomblé, pois já havia uma ligação espiritual com Mãe Stela desde o início da década 90.
Alguns anos depois, entrega o bastão da casa de sacerdote ao filho e herdeiro legítimo da casa e funda o Templo de Ifa Egbé Ayé Òtúrádí onde é acompanhado por vários filhos do Candomblé.
EDAN OGBONI - NIGÉRIA
YORUBA OGO ELEGBARA - EKITI - ODO OWA -NIGÉRIA